Ensino-aprendizagem, interdisciplinar, horta escolar
A horta inserida no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. Partindo disso, o projeto "Horta escolar", uma proposta interdisciplinar aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Clóvis Salgado, ofereceu a possibilidade de oferta de atividades mais significativas e prazerosas. Essas, por sua vez, foram desenvolvidas a partir de duas ações principais: a implantação da horta escolar e a utilização dela como ferramenta pedagógica, recurso atitudinal para o repasse de conhecimentos acerca dos variados componentes curriculares. Diante disso, o projeto teve como objetivo propor uma metodologia interdisciplinar e uma sequência didática para haver a plena consolidação das habilidades propostas nas disciplinas de matemática, geografia, história, ciências e artes; interligando-as durante a execução do "Horta Escolar". Para a avaliação dos resultados foi enviado um questionário aos pais e/ou responsáveis dos alunos, após serem recolhidos, notou-se que os principais resultados foram a conscientização ambiental, bem como a promoção da saúde e bem-estar por meio da mudança dos hábitos alimentares, de forma mais saudável, além da valorização do trabalho coletivo e pensamento crítico dos educandos. Nessa unidade de ensino foram constatados resultados significativos acerca da aquisição de habilidades e competências. Portanto, as atividades desenvolvidas nas aulas contribuíram para conscientizar alunos quanto à temática ambiental, levando-os a um interesse maior nas aulas e nas relações estabelecidas com o meio ambiente através da experiência obtida com a horta. Também deve-se destacar a conquista do aprimoramento sobre as noções de responsabilidade social e o estímulo a hábitos mais saudáveis.