Como a marca Maracajazinho pode influenciar no descarte correto e reciclagem caseira do papel na escola?

2023-1404.jovemOlá! Este é o Maracajazinho, personagem caricato que faz parte do nosso projeto de arrecadação e reciclagem de papel caseiro. O Maracajazinho e seus colegas tem seu foco nas crianças e jovens de todo o território brasileiro, que podem fazer parte do futuro ecológico para a salvação da fauna amazônica com a redução de uso de matéria-prima.
Foto do usuário

Foto do usuário

Tramandaí/RS
Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Educação infantil, mascote, ambiental, microempresa.

Resumo Científico

Maracajazinho é uma caricatura que representa o Gato-maracajá (popularmente conhecido como Gato-do-mato). O animal pertencente a fauna brasileira, recebe aqui destaque em ambiente escolar, sendo usado como marca artística para a reciclagem de papéis e tendo como objetivo atingir os alunos jovens que frequentam a instituição para colaborarem com o descarte correto dos materiais. Pesquisando, se busca entender como se pode relacionar a empatia das crianças e adolescentes com o cuidado com o meio ambiente, usando de personagem carismático e de métodos criativos para estimular o aprendizado sobre a conservação do ecossistema amazônico. O desenvolvimento está dividido entre marca e montagem da microempresa, aprovação do público-alvo, arrecadação dos papéis e reciclagem para a confecção de novas folhas sem a necessidade do uso de matéria-prima. O projeto teve início em Março/2023 e prossegue até o momento (Outubro/2023), colocando os alunos do instituto onde o projeto é realizado como objeto de estudo, utilizando a plataforma Instagram e tendo ações físicas (inserimento de caixas nas salas de ensino e demais junto a panfletos informativos) para a divulgação da campanha realizada. As caixas servem para o descarte e a arrecadação e logo serão revisadas pelos membros do projeto que são responsabilizados por confeccionar os papéis à mão, com métodos caseiros. Os resultados foram positivos, tendo a colaboração dos alunos de 7º ano e em menos de uma semana enchendo a caixinha de descarte três vezes, pois deram prioridade antes de pensar no lixo convencional. Quanto às reações, as primeiras impressões foram positivas, tendo elogios pelo desenho do personagem e pela iniciativa dos alunos envolvidos. Pode-se dizer que as expectativas estão sendo cumpridas de acordo com o planejado e que queremos dar seguimento ainda no próximo ano pois a ideia é muito inicial e as decisões são limitadas por falta de recursos e apoio governamental para a intensificação.