redes sociais, estudantes, vício, aplicativo, desempenho acadêmico.
O avanço das redes sociais na última década transformou a forma como as pessoas se comunicam e interagem digitalmente. No entanto, surgem preocupações crescentes sobre como o uso excessivo dessas plataformas pode impactar negativamente os estudos e o desempenho acadêmico. Este estudo visa compreender essa dinâmica complexa e é justificado pela necessidade de entender como as redes sociais afetam o foco dos estudantes, seu acesso a recursos de aprendizagem online e sua saúde mental. Através de pesquisas e análises realizadas durante o desenvolvimento do projeto, foi possível constatar que os objetivos específicos previamente estabelecidos foram adequadamente alcançados. Essa conquista proporcionou a abordagem do problema central, que consistia em identificar estratégias para mitigar os impactos negativos das redes sociais nos estudos, alinhando-se com o objetivo geral proposto. Após uma série de reflexões e debates, optou-se por criar um aplicativo como solução viável para esse desafio, pois considerou-se que, dentro das limitações e do contexto do grupo, o desenvolvimento de um aplicativo representava a abordagem mais adequada em termos de custo e viabilidade prática. O aplicativo "Asocia", em fase de desenvolvimento, tem como principal propósito auxiliar estudantes no combate ao vício em redes sociais, ao mesmo tempo em que oferece uma comunidade online para suporte e acompanhamento mútuo. É relevante ressaltar que o projeto encontra-se em estágio inicial e pode passar por aprimoramentos e desenvolvimentos futuros. Devido à falta de conhecimento em programação nativa de aplicativos, optou-se por utilizar a plataforma Thunkable, que permite o desenvolvimento visual de aplicativos sem a necessidade de codificação. Concluindo, apesar dos desafios e limitações, o projeto progrediu consideravelmente em direção aos seus objetivos, embora ainda necessite de evoluções em seu estágio atual para a completa realização da proposta.