Educação, Ambientes Virtuais, Realidade Ampliada
Este projeto de extensão tem como proposta apresentar o percurso acerca do tema “A criação de comunidades e práticas relacionadas ao mundo sintético”, desenvolvido durante a pesquisa e estudos com teor científico, visando a prática educacional. Diante do exposto, define-se mundo sintético, como a condição onde o sujeito utiliza dos ambientes virtuais tridimensionais, como a utilização de jogos e simulações auxiliando no aprendizado e na convivência social. O advento da tecnologia inserido na sociedade segue seu percurso abrangendo todos os setores, entre eles a Educação, sabendo da importância das ferramentas tecnológicas na aprendizagem, como também de critérios para sua utilização, e a necessidade da pesquisa no entendimento de como contribui no aprendizado. “Mundos sintéticos” podem ser desenvolvidos através da realidade virtual, realidade aumentada e jogos que estão disponíveis em plataformas de forma virtual. Neste contexto, esta pesquisa tem como intuito construir conhecimento atribuído à qualidade científica junto com a vivência e a prática no cotidiano. O acesso às informações que se dão de forma recorrentes em divulgações de novas ferramentas, torna-se imprescindível que a estas conexões contribuam na formação do sujeito de forma ética. As tecnologias digitais estão presentes na formação do sujeito, estabelecendo conexões entre o desenvolvimento cognitivo e os usos sociais dentro de instituições escolares e acadêmicas, não apenas em torno da aprendizagem significativa, mas também nas estruturas pedagógicas e nas diversas pesquisas relacionadas aos objetos virtuais de aprendizagem, como o metaverso, jogos em universos sintéticos. Essas ferramentas auxiliam tanto no percurso educacional do estudante, quanto no desenvolvimento das funções cognitivas do mesmo. A realidade ampliada tem despertado o interesse dos estudantes em vários contextos auxiliando na mediação do ensino aprendizagem. Os jogos interativos são bem recebidos pelos educandos sendo cada vez mais