Antirracismo, história oral, memória coletiva, diálogo nas escolas.
O presente relatório de pesquisa foi produzido coletivamente por estudantes do Ensino Médio dentro do programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) e constitui-se em uma importante forma de descrever os caminhos do trabalho realizado, analisar dados coletados e apontar os principais resultados da pesquisa. O projeto, cujos dados aqui se apresenta, teve como principal objetivo valorizar a memória coletiva como fonte histórica e favorecer o desenvolvimento de ações que promovam uma maior conscientização sobre o combate ao preconceito e a luta antirracista na escola e em toda a cidade. Os estudantes/pesquisadores envolvidos realizaram um importante trabalho de visita às escolas da cidade, coleta de informações e dúvidas orientaram suas atividades. Por meio da história oral, foram coletadas importantes informações e experiências de pessoas da cidade que usaram suas trajetórias e vivências para a produção do conhecimento. As análises dos materiais coletados durante o trabalho de campo associado com as análises bibliográficas e rodas de conversa realizadas ao longo das atividades do projeto tornaram possível a elaboração de material de divulgação e conscientização da importância do movimento antirracista nas escolas e incentivar novos diálogos e reflexões em toda a sociedade. Como parte das ações do projeto, foram adquiridos exemplares de livros de autores antirracistas para disponibilização na biblioteca da escola e foi elaborado um folder com orientações sobre como combater o racismo no ambiente escolar. Por meio de rodas de conversa, o projeto buscou dar voz aos jovens e promover o diálogo de forma a reforçar a importância do movimento antirracista e do papel de cada um nessa empreitada.