Representações Sociais do "Ser Cientista" para estudantes de um colégio paranaense: reflexões do estágio pedagógico

2023-570.maisProjeto realizado para desmistificar o "ser cientista" como sendo homem das exatas a partir da valorização das contribuições femininas nas áreas cientificas e tecnológicas.
Foto do usuário

Foto do usuário

Curitiba/PR
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Teoria das Representações Sociais, Cientista, Educação básica.

Resumo Científico

Na contemporaneidade, a valorização e igualdade de gênero são recorrentes em pautas e estudos. Isso enfrenta um sistema machista no campo das ciências, principalmente, exatas que oculta as contribuições femininas e implica na construção do paradigma falacioso de que cientista é homem e das exatas. Deste modo, realizou-se a compreensão das Representações Sociais (RS) sobre o cientista com o objetivo de construir estratégias para desmistificar a ciência e seu praticante, pressupondo que ciência é realizada por homens das exatas já surge nos anos finais do Ensino Fundamental, mesmo com esforços para uma modificação. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1961, 1978, 2012, 2015) que para apreender as RS sobre o cientista de estudantes do Ensino Médio em um colégio estadual paranaense. Trata-se de uma pesquisa que optou pelo método hermenêutico articulado com uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, sendo solicitado aos estudantes que descrevam o “ser cientista” a partir da “técnica de associação livre de palavras”, com as respostas processadas pelo software, software Mentimeter e uma nuvem de palavras. Interdisciplinarmente com Arte, solicitou-se que desenhem um cientista, no seu local de trabalho. As interpretações possibilitaram o estudo das RS desses estudantes sobre o "ser cientista". Os desenhos (registros físicos) e a nuvem de palavras demostraram que nenhum estudante representou uma mulher como cientista. Após discutiu-se com a classe, por meio de questionamentos e reflexões sobre mulheres cientistas que ciência não é só Química ou Física, que cientista não é só homem ou tem idade. Com base nas RS sobre “cientista”, propôs-se estratégias de ensino para reflexão, diálogo e o esperado rompimento, levando em consideração a ludicidade e o desafio do tempo de aula.