Educação,Ensino,Neuropsicologia
O propósito da pesquisa é desenvolver um método de ensino que estimule o cérebro para aprendizagem e promova eficiência nos estudos. Os alunos demonstram desinteresse em sala de aula devido ao uso constante de respostas imediatas da tecnologia, o que resulta em falta de paciência, conforme indicado por uma pesquisa do professor Ramesh K. Sitaraman. O psicólogo Daniel T. Willingham também destaca a perda de interesse dos estudantes devido à falta de conexão entre o conteúdo aprendido e suas vidas. Com base nessas falhas evidentes em muitos métodos de ensino atuais, desenvolvemos o presente trabalho. Para atingir o objetivo proposto, buscaram-se informações sobre os principais métodos de ensino e teorias de aprendizagem com a finalidade de obter mais conhecimento em torno do assunto. Posteriormente, o Método de Ensino Unificado foi construído a partir da análise das informações obtidas e consultadas com a psicóloga Karine Ferreira Camargo, e aplicado ao Cálculo I em turmas de Ensino Médio da E.E.E.B. Gomes Carneiro e do C.E.E.M. Elmano Lauffer Leal, onde observamos a quantidade de alunos que entenderam a matéria, utilizando o Método de Ensino Tradicional e o Método de Ensino Unificado. Após o experimento ter sido efetuado, observa-se que, com o uso da metodologia tradicional, apenas 28 alunos de 124 aprenderam. Já com o método unificado, 63 aprenderam. Também foi identificada uma melhora no empenho e vontade de cada um ao experimentarem essa forma de aprendizagem. Por fim, o professor de língua portuguesa Maicon da Silveira Camargo da escola Gomes Carneiro aplicou esse método durante uma de suas aulas e relatou um aumento na quantidade de alunos que se envolveram nos estudos. Em síntese, pode-se afirmar que os alunos necessitam de maior objetividade, clareza e autonomia durante as aulas, mas mantendo a organização.