Equipamento de proteção individual, Jogos educacionais, Normas regulamentadoras.
Segurança do Trabalho é uma ciência que busca priorizar a saúde dos trabalhadores, objetivando evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para obter uma conscientização e capacitar os trabalhadores sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual e, consequentemente, a prevenção de acidentes de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem pode ser realizado por meio de uma alternativa eficaz, com o uso de jogos educacionais. Dessa maneira, ao fazer uso de jogos, no ensino, faz com que os estudantes se tornem protagonistas, participativos e autônomos, além de proporcionar a imersão na tecnologia, e podendo quebrar barreiras geográficas, além de seguir a finalidade 4 dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável. Assim, o desenvolvimento de um jogo virtual em plataforma web, sobre a NR06, se apresenta como uma ferramenta didática interativa para o ensino e a aprendizagem sobre a importância dos do uso dos EPIs, para que os indivíduos possam entender a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Para elaboração do presente trabalho, fez-se uso da análise de métodos didáticos que envolvem tecnologia no ensino, da aplicação do jogo em sala de aula e da avaliação da eficiência por meio do retorno dos jogadores, propiciando aos estudantes uma alternativa que auxilie a maneira de agregar conhecimento. Com isso, com base nas diretrizes da NR06, foi desenvolvido um jogo que apresenta uma interface interativa entre computador/humano para facilitar o aprendizado. Nesse sentido, pretende-se ter um jogo que inclua diferentes níveis, uma página de acessibilidade e um teste de autoavaliação para os estudantes, buscando uma abordagem eficaz para promover o aprendizado e a conscientização sobre o uso de EPIs.