Representações da religiosidade popular nas revistas ilustradas do Norte de Minas Gerais: Pesquisa em História e Imagens

2023-1085.jovemEste projeto busca problematizar as representações imagéticas das religiosidades e culturas populares da região Norte de Minas Gerais que foram veiculadas na imprensa tradicional e revistas ilustradas de Montes Claros, cidade mais importante da localidade.
Foto do usuário

Foto do usuário

Francisco Sá/MG
Escola Estadual Zeca Guida
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Fotografia, Representação, Religiosidade popular, Educação Básica

Resumo Científico

Este projeto busca problematizar as representações imagéticas das religiosidades e culturas populares da região Norte de Minas Gerais que foram veiculadas na imprensa tradicional e revistas ilustradas de Montes Claros, cidade mais importante da localidade. O trabalho será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do 9° e 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Zeca Guida, na cidade de Francisco Sá, que farão parte do núcleo de pesquisa como estudantes e pesquisadores sobre a orientação do Professor de História. Nosso objetivo é compreender as representações sociais criadas sobre as tradições religiosas populares do Norte de Minas Gerais pelo conteúdo visual da imprensa local nas décadas de 1950 e 1960. Para isso, pretendemos nos debruçar nos processos de produção, reprodução e assimilação coletiva das representações produzidas pelas imagens criadas no período mencionado. Pode-se afirmar que o trabalho objetiva instigar os alunos a se interessarem por processos históricos que fazem parte da região do Norte de Minas subdivisão do estado onde eles estão inseridos. Para tanto, focaremos nos documentos imagéticos sobre religiosidade e cultura popular presentes nas revistas ilustradas “Montes Claros em Foco” e “Encontro” produzidas nas décadas de 1950 e 1960. O objetivo mais geral consistiu em estudar, construir e possibilitar uma divulgação de saberes do conhecimento científico na área de ciências humanas e sociais. A proposta de pesquisa faz parte do projeto “Iniciação Científica na Educação Básica” promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do Estado. Como forma de problematizar temáticas dos currículos e parâmetros educacionais brasileiros, nosso tema situa-se na grande área de ciências humanas e sociais da BNCC do Ensino Fundamental, dentro do tópico do tempo e espaço.