Educação financeira no ensino básico: formação do indivíduo moderno

2023-142.juniorO EducaDin é um projeto de estudo que busca entender e ampliar o acesso à educação financeira através de métodos e materiais didáticos. Nossa missão é facilitar a inclusão financeira do indivíduo moderno e desmistificar o mundo das finanças.
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Uberlândia/MG
Escola de Educação Básica da UFU
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

educação financeira, finanças para crianças, formação moderna

Resumo Científico

O EducaDin propõe estudar, discutir e propagar o conhecimento a respeito da educação financeira (EdF) entre os alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo do nosso grupo de pesquisa justifica-se na necessidade de aprendermos o que é e como funciona o dinheiro e seus usos na nossa cultura moderna. Essa demanda está também observada na grade curricular do novo ensino médio, no qual estudantes de todo o Brasil passarão a aprender sobre finanças e remonta uma preocupação governamental a respeito da importância sobre a gestão das finanças individuais e coletivas em busca de autonomia e desenvolvimento pessoal da população brasileira. A partir dessa identificação, nosso projeto busca construir caminhos para divulgar de maneira clara e didática a respeito da temática, além de elaborar materiais digitais e virtuais com linguagem apropriada ao público infantoadolescente. Em continuidade, identificamos a necessidade de entender a outra face da dinâmica: as empresas e as pessoas jurídicas por si e como elas se articulam com as pessoas físicas no trato financeiro. Em primeira fase, buscamos definir os conceitos que abrangem as diversas áreas da EdF; em seguida, dividimo-nos em estudos acerca de pessoas físicas e outro de pessoas jurídicas para a criação de diversos materiais para informação e conscientização. Atualmente, estamos confeccionando textos escritos e audiovisuais com linguagem atrativa ao nosso público-alvo. Ademais, houve o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, estruturado em alguns possíveis níveis de dificuldades, que já foi aplicado experimentalmente algumas vezes na escola de origem. Nessas ocasiões, além de aprimorar o jogo, foi constatado que muito do que se propunha a discutir com a dinâmica do jogo ficou facilmente assimilável por todos aqueles que participaram da jogatina. Com isso, identificamos que conseguimos produzir formas lúdicas e didáticas de transmitir tudo aquilo de relevante que está sendo aprendido.