Sustentabilidade,educação
Nos últimos tempos, a sociedade tem vivenciado grandes colapsos com a natureza, grande parte desses impactos não são somente os relacionados aos fenômenos climáticos, mas também intervenções de ações humanas resultando em devastações ao redor do planeta. Os estudos relativos à educação ambiental (EA) mostram-se necessários para a sociedade, despertando a importância da preservação do nosso planeta, melhorando a qualidade de vida. Diante disso através de confecção de mapas conceituais realizados por alunos de 6º ao 9º anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais do município de Ouro Preto, Minas Gerais foi possível analisar o entendimento destes alunos sobre o domínio “sustentabilidade”. 87,60% do total de estudantes responderam a atividade, evidenciando grande interesse dos discentes na ação apresentada, entretanto, foram recorrentes o número de vocábulos que não dialogam com a ideia proposta. Com relação às palavras apresentadas nos mapas conceituais, percebeu-se um total de 392 citações, sendo 172 palavras distintas, entre as quais 57 eram expressões coerentes com a temática em questão, o que nos dá um percentual de 33,14% de domínios correlatos e 66,86% não correlatos, sendo este, um motivo aparente de preocupação por parte dos pesquisadores. Enquanto a Educação Ambiental deveria estar orientando projetos e estar atribuída as diversas disciplinas, promovendo uma visão integrada do ambiente, valores e comportamentos, a partir de 2023 houve uma drástica redução do conteúdo propedêutico de matérias escolares que se relacionam diretamente com o tema em questão, como Geografia e Ciências. Assim, com base nos resultados apurados, é possível compreender que a aparente ausência de compreensão do domínio averiguado comprova a necessidade de uma melhor abordagem da temática em questão, em especial com a alteração curricular realizada pela Secretaria de Educação do município sem motivo legal aparente.