O USO DO GOOGLE LENS NO ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS LOCAIS

2023-510.maisO projeto tratou da investigação do uso do Google Lens no ensino de classificação e evolução dos seres vivos sob a ótica de uma aprendizagem que valorize o patrimônio natural local e o uso de tecnologias na educação, assim como no reconhecimento das espécies que estão presentes na região.
Foto do usuário

Foto do usuário

Sertânia/PE
EREF PROFESSOR JORGE DE MENEZES
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Metodologia, Google Lens, Ensino-aprendizagem, Tecnologias.

Resumo Científico

Este projeto consistiu na investigação do uso do Google Lens no ensino e na aprendizagem da classificação dos seres vivos que fazem parte da fauna e flora da região de uma escola. Motivado pelos crescentes conflitos escolares em relação ao uso do celular, o projeto teve como objetivo investigar o uso do aplicativo no ensino de classificação dos seres vivos sob a ótica de uma aprendizagem que valorize o patrimônio natural local. O recurso para celular realiza buscas na internet a partir de imagens fotografadas com a câmera do aparelho. O projeto teve como participantes os alunos do sétimo ano da Escola de Referência em Ensino Fundamental Professor Jorge de Menezes. A metodologia contou com uma sequência didática com três etapas, cada uma contendo duas aulas de 50 minutos. Na primeira etapa foi exposto para os alunos informações sobre a instalação e o uso do aplicativo e uma atividade de campo com buscas realizadas no entorno da escola com o uso da ferramenta. Os alunos que não possuíam celular ficaram em grupos e os que não conseguiram instalar o aplicativo fizeram as pesquisas através de uma extensão de pesquisa do site da Google. Os alunos que não possuíam internet no momento da coleta tiraram apenas fotos e realizaram a pesquisa posteriormente. Na segunda etapa os alunos preencheram uma ficha catalográfica contendo informações sobre: nome científico e popular da espécie; classificação taxonômica; características morfológicas; curiosidades; e origem (espécie nativa ou exótica). A análise dos dados, terceira etapa, demonstrou que o aplicativo se mostra como uma boa ferramenta para o ensino e aprendizagem da fauna e flora local à medida que as informações coletadas e preenchidas pelos alunos condizem com a espécie verificada no local. Pela sua dinâmica, o aplicativo é um bom recurso para o ensino da preservação do patrimônio natural, taxonomia das espécies, preservação do meio ambiente, evolução e método científico em diferentes biomas e localidades.