Jataí, ciências, interdisciplinaridade
Esse trabalho foi realizado por alunos do 2º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, no município de Contagem, Minas Gerais. As professoras envolvidas no trabalho foram regente e de Arte. Sendo que após uma aula de observação do ambiente na própria escola, um grupo de alunos questionou as professoras sobre a existência de algumas abelhas no local. Desta forma como possibilidade de sanar a dúvida da turma, pois após a visualização da colmeia a turma toda mostrou curiosidade e interesse nos animais, e também como forma de conscientizar os demais alunos da escola sobre a importância das abelhas, esse trabalho se objetiva. Para isso foram feitas aulas interdisciplinares entre ciências, arte e os demais conteúdo, no qual as atividades realizadas pela turma tinham abelhas. Dessa forma fosse possível explorar o tema e seus desdobramentos, como a relação com os indígenas, com alimentação e com o meio ambiente, junto as demais disciplinas. Para isso além das aulas foram feitas busca por outras fontes de pesquisas e informações, trazendo assim riquezas de detalhes sobre a espécie em estudo. Até o momento o resultado foi uma conscientização da turma com relação as abelhas e colmeia que se encontra na escola, além da preservação, curiosidades trazidas e desenvolvidas em sala. Assim se conclui que explorar as atividades com os alunos dentro de um contexto citado por eles é uma forma mais acessível de realizar as atividades e buscar a interdisciplinaridade para o cotidiano é suma importância, pela facilidade e contextualização para o aluno.