Método Científico, Ciências, Química, Hermenêutica.
O estudo demonstrou as Representações Sociais (RS) identificadas em artigos produzidos por professores de Química participantes de uma formação continuada, o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE - PR), para a rede pública estadual no âmbito do Plano de Carreira do Magistério — turmas 2007 a 2016. Logo, o objetivo geral é compreender as Representações Sociais de professores da rede estadual do Paraná sobre Alfabetização Científica. Com isso, identifica- se como as práticas em sala se voltavam à Alfabetização Científica, mesmo na Educação Básica. Para sistematizar os artigos, usa-se a leitura integral de 8 Cadernos PDE, que totalizaram 253 artigos. Aqueles que abordaram o tema “Alfabetização Científica”, com práticas que fomentassem a Alfabetização Científica, foram selecionados os resumos, os quais foram sistematizados e processados pelo software IRAMUTEQ, o que permitiu análises textuais. As análises foram realizadas com o aporte teórico das RS, da Formação de Professores e o apoio da análise de conteúdo. Uma das técnicas são as de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. A primeira forneceu um grafo de associação entre as palavras do texto e suas relações com uma ou mais variáveis descritivas; a segunda forneceu a representação gráfica em função da frequência das palavras e confirmou a primeira análise. Os resultados expressos por grafos indicaram a relação entre as práticas dos Professores e a Iniciação Científica realizada durante o PDE-PR, o que possibilitou compreender as RS desses professores. A utilização da abordagem qualitativa para produção de dados representou as experiências deles com a Iniciação Científica. Bern como, o PDE-PR, como projeto idealizado para a formação continuada, vislumbrando sua proposta pedagógica e as discussões feitas no programa. Por fim, a aná- lise das produções indicou que esses professores de Química, em formação continuada, apresentam alguns indícios sobre a Alfabetização Científica.