ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS DO NORDESTINO NAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS  

2023-928.jovemA presente pesquisa objetiva analisar as representações e estereótipos do nordestino nas produções audiovisuais brasileiras. Essa pesquisa é de suma importância, visto que o cinema é, potencialmente, um difusor de estereótipos. Portanto, deve ser investigado se há, em variadas produções nacionais, a formação e/ou perpetuação de estereótipos sobre o nordestino. Enfim, a partir dessa pesquisa almeja-se a maior visibilidade do indivíduo nordestino no âmbito nacional.
Foto do usuário

Foto do usuário

Vitória da Conquista/BA
Escola Sesi Anísio Teixeira
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Cinema, estereótipos, Nordeste

Resumo Científico

Andrade (2022) aponta que, frequentemente, a região Nordeste é associada, no imaginário popular, a um espaço arcaico e subdesenvolvido. Compreendendo o Cinema como uma ferramenta de difusão ideológica, que representa e constrói símbolos através das imagens transmitidas (GUTEMBERG, 2016), evidencia-se, assim, o grande potencial das produções audiovisuais na formação de estereótipos. Os estereótipos, por sua vez, podem ser definidos como um conjunto de conceitos e características atribuídas a um grupo social (BODENHAUSEN & MACRAE, 1998 apud SANTOS, 2008). Portanto, definimos como objetivo geral analisar, em obras cinematográficas distintas, a construção e a propagação de estereótipos nas interpretações dos personagens nordestinos. Assim, definimos como objetivos específicos: i) estabelecer um aparato teórico para mapear as relações existentes entre cinema, identidade e representações; ii) selecionar obras cinematográficas efetivamente produzidas na Região Nordeste que representem essa região e os indivíduos naturais do Nordeste; iii) realizar um comparativo entre as diferentes produções audiovisuais selecionadas; iv) discutir e analisar os resultados emergentes do trabalho de comparação das produções. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa qualitativa (DALFO, LANA & SILVEIRA, 2008) de cunho exploratório (GIL, 2007), e em Langer (2004) e Penafria (2009) para a identificação de estereótipos e análise fílmica. Nos resultados parciais, referentes à análise inicial dos pôsteres, anterior à análise fílmica, em si, identificamos elementos como: seca, visualizado nas cores, usando como exemplo o pôster de Bacurau percebe-se o plano de fundo marrom e manchado criando um aspecto de aridez como o solo nordestino, e de pobreza. É notório símbolos como visualizado em Deus e o Diabo na Terra do Sol, no cartaz temos um sol intenso, referenciando o sertão nordestino, em que a emissão solar intensa possui uma importância ecológica e sociopolítica.