Roda-gigante, Arduino, Matemática aplicada
O ensino da matemática é um desafio constante vivenciado em instituições de ensinos e colégios por todo o Brasil. Cada vez mais se evidencia um distanciamento entre o que se é ensinado pelos professores com a realidade dos alunos, o que demonstra um distanciamento entre o ensino das ciências exatas com a prática efetiva. Uma das formas de entretenimento mais clássica que existe são os parques de diversão. Nestes ambientes é possível perceber a presença da matemática tanto nas pesquisas estatísticas relacionadas a valores econômicos e fluxo de visitantes quanto na geometria e na física aplicadas no design dos brinquedos. Demonstrar a aplicação da matemática na programação, na montagem arquitetônica de pequenas estruturas e na engenharia dos brinquedos proporciona um ensino desta ciência de forma dinâmica e prática. A junção de tais conhecimentos para formar um único projeto desenvolvido em equipe beneficia a compreensão das ciências exatas e desempenha um papel fundamental na transformação social, tanto na escola como na comunidade na qual ela está inserida. Inspirado por uma visita a um parque de diversões em 2022, o aluno Vitor Henrique Vercezi propôs desenvolver um projeto para construir uma roda-gigante de madeira controlada pelo Arduino. Foi utilizada uma cortadora a laser para recortar a madeira dos componentes da roda-gigante. Para realizar o movimento foi usado um motor servo controlado por uma placa Arduino. A programação foi feita no programa Arduino e testada no Tinkercad. A roda funcionou como esperado e permitiu verificar alguns conceitos que podem ser desenvolvidos em aula com o seu uso.