Educação Básica, Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Ensino de Biologia, Jogos Digitais
Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação da anatomia e fisiologia humanas no jogo digital "Sniper Elite III", produzido pela desenvolvedora britânica Rebellion Developments e publicado pela 505 Games em 2014, e seu potencial como recurso didático pedagógico a ser utilizado nas aulas de Biologia na Educação Básica. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise qualitativa da abrangência do uso dos elementos anatômicos e fisiológicos retratados no jogo digital de forma gráfica, junto a turmas do ensino médio de uma escola pública estadual de Minas Gerais. A amostra será composta por cenas do jogo digital "Sniper Elite", que exibem representações variadas de danos internos nos órgãos e tecidos humanos após colisões com projéteis de armas de fogo. O jogo forneceu informações sobre as características anatômicas e fisiológicas dos personagens feridos por projéteis passíveis de serem utilizadas de forma ilustrativa durante as aulas de Biologia. A coleta de dados se deu por meio da observação direta das partidas, e a análise dos dados foi realizada através da comparação dos elementos retratados com a literatura científica já existente e também seu potencial como recurso didático. Os resultados obtidos deste estudo incluíram uma análise detalhada da representação da anatomia e fisiologia humana no jogo digital "Sniper Elite III", destacando tanto os aspectos precisos quanto imprecisos de sua representação e identificando potenciais contribuições para o ensino dos conteúdos de fisiologia e anatomia humana presentes na disciplina de Biologia na Educação Básica.