A literatura cotidiana como ferramenta de desenvolvimento

2023-710.jovemO desenvolvimento tem relação direta com o processo de aprendizagem e com tudo o que acontece em sala de aula. As situações vivenciadas pelas crianças a partir da literatura em sala de aula, traz experiências com a emoção e a imaginação, bem como contribuem para o relacionamento professor-aluno.
Foto do usuário

Foto do usuário

Belo Horizonte/MG
Escola Estadual Celso Machado
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Hábito, Pensamento crítico E como não achei espaço para os itens complementares estou colocando aqui, espero não ter problemas, e se tiver, me desculpem. (Link do plano de pesquisa: https://docs.google.com/document/d/1MiIvsGXEgDtnEWLb7yn6Mch2PFEUE7jx/edit?usp=sharing&ouid=111038494404387716956&rtpof=true&sd=true) e (Link do diário de bordo: https://www.canva.com/design/DAFxDmh5w7c/0zOobPCX9SvPuHVpQkeT1g/view?utm_content=DAFxDmh5w7c&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink)

Resumo Científico

A literatura é presente na vida das pessoas desde o início da jornada escolar, porém, essa presença tende a não perpetuar na juventude e fase adulta. Entretanto, em uma atividade escolar, que consistia na elaboração de uma ideia que auxiliasse o desenvolvimento, o hábito de ler foi a ferramenta escolhida, uma vez que um indivíduo que obtém a leitura como prática cotidiana, propende a melhor desenvolver suas capacidades cognitivas e sociais. Frente a isso, o projeto consiste em uma página online, com o nome "Jornal Pão de Milho", que por meio de indicações de obras já existentes e resenhas literárias escritas pelos integrantes, tem como objetivo fazer com que a literatura esteja mais presente na vida das pessoas, visando o desenvolvimento do pensamento crítico individual e coletivo, através de uma prática que seja também um entretenimento. Ao longo de 12 (doze) meses de projeto, foi identificada a necessidade por parte dos seguidores, de algo que os aproximasse mais da página, assim, foi articulado atividades de interação online e pesquisas de perfis literários, que são usadas de base para a formulação dos conteúdos indicados, pois se é partido do princípio que apenas um conjunto de pessoas pode representar o que é a literatura, sendo impossível fazer esse movimento de maneira solitária. A partir disso, é notório que a literatura é uma agente de motivação, pois foi possível exercitar o senso de empatia, com a percepção do quanto a sociedade está carente de atenção social e afetiva, e de políticas públicas que ajam em prol do desenvolvimento de qualidade. Portanto, após conquistar resultados positivos, tendo como exemplo, relatos de seguidores que aprimoraram seus hábitos, e índice de engajamento constante na página, a metodologia prossegue a mesma, mas foi incluído a ideia de agir a favor de uma melhor realidade social e por consequência acadêmica, como um objetivo específico, aspecto que teve a necessidade percebida depois das pesquisas de perfis literários.