Análise do perfil de Inteligências Múltiplas, nas turmas de 3º ano do Ensino médio na EE Santo Antônio de Miraí - MG

2023-695.jovemE aí, pessoal! É o seguinte: resolvemos dar uma fuçada nas inteligências múltiplas dos alunos do terceirão do Ensino Médio em tempo integral. E por quê? Pra ajudar essa galera a dar um norte nas escolhas profissionais e dar aquela força pros professores. Então, como a gente está fazendo isso? Primeiro, estamos de olho em todas as habilidades que esses alunos têm, não apenas nos assuntos da sala de aula, mas também na criatividade, na comunicação, no jeito de lidar com as pessoas.
Foto do usuário

Foto do usuário

Miraí/MG
Escola Estadual Santo Antônio
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Inteligências Múltiplas, Ensino Médio

Resumo Científico

Partindo da premissa de que não existe somente uma inteligência, Howard Gardner, na década de 1980, propôs a teoria das Inteligências Múltiplas – TIM. Segundo sua teoria, existem oito Inteligências: Linguística, Cinestésico corporal, Naturalista, Espacial, Musical, Lógico-matemática, Intrapessoal e Interpessoal. Nossos objetivos são identificar o perfil de Inteligências Múltiplas dos alunos do 3º ano do Ensino Médio Integral, oficializar uma parceria com os professores do conteúdo PÓS MÉDIO para a aplicação da pesquisa, informar os alunos sobre a relação entre suas Inteligências e suas escolhas profissionais futuras e criar o perfil das Inteligências Múltiplas em ambas as salas em que o questionário foi aplicado. A metodologia aplicada foi a seguinte: aplicamos o questionário utilizando as aulas da disciplina PÓS MÉDIO em ambas as turmas do 3º médio. O questionário foi adaptado por nós a partir do modelo de Gardner e é composto por 150 perguntas de sondagem fechadas, referentes às oito inteligências. Cada inteligência é representada por um bloco de perguntas, porém não é identificado ao participante qual inteligência representa cada bloco. Após o término do questionário, os participantes receberam uma tabela para concretizar seus resultados, identificando suas Inteligências de maiores aptidões, e elaboramos os gráficos de resultados com base na tabela que os alunos entregaram. Em nossos resultados, pode-se observar um desenvolvimento positivo nas inteligências interpessoal e naturalista, porém constatou-se um enfraquecimento nas inteligências cinestésico corporal e lógico-matemática