Inteligências Múltiplas, Ensino Médio
Partindo da premissa de que não existe somente uma inteligência, Howard Gardner, na década de 1980, propôs a teoria das Inteligências Múltiplas – TIM. Segundo sua teoria, existem oito Inteligências: Linguística, Cinestésico corporal, Naturalista, Espacial, Musical, Lógico-matemática, Intrapessoal e Interpessoal. Nossos objetivos são identificar o perfil de Inteligências Múltiplas dos alunos do 3º ano do Ensino Médio Integral, oficializar uma parceria com os professores do conteúdo PÓS MÉDIO para a aplicação da pesquisa, informar os alunos sobre a relação entre suas Inteligências e suas escolhas profissionais futuras e criar o perfil das Inteligências Múltiplas em ambas as salas em que o questionário foi aplicado. A metodologia aplicada foi a seguinte: aplicamos o questionário utilizando as aulas da disciplina PÓS MÉDIO em ambas as turmas do 3º médio. O questionário foi adaptado por nós a partir do modelo de Gardner e é composto por 150 perguntas de sondagem fechadas, referentes às oito inteligências. Cada inteligência é representada por um bloco de perguntas, porém não é identificado ao participante qual inteligência representa cada bloco. Após o término do questionário, os participantes receberam uma tabela para concretizar seus resultados, identificando suas Inteligências de maiores aptidões, e elaboramos os gráficos de resultados com base na tabela que os alunos entregaram. Em nossos resultados, pode-se observar um desenvolvimento positivo nas inteligências interpessoal e naturalista, porém constatou-se um enfraquecimento nas inteligências cinestésico corporal e lógico-matemática