FUTEBOL, ARTE E CULTURA: O SIMBOLISMO DAS MASCOTES DOS TIMES AMAPAENSES EM UMA ABORDAGEM INFANTO JUVENIL

2023-112.juniorO projeto surgiu a partir do interesse da aluna Yasmin Rodrigues Coelho, CID11- 6A02 (Transtorno do Espectro do Autismo), a qual tem hiper foco por trabalhos manuais e a criação de mascotes (animais) de times de futebol, usando massa de E.V.A. A estudante escolheu modelar mascotes de alguns times amapaenses, a fim de torná-los conhecidos entre seus colegas do 5º ano (511) da EMEF Professora Guita utilizando uma maneira lúdica e criativa.
Foto do usuário

Foto do usuário

Macapá/AP
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Guita
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Modelagem com massa de E.V.A; Mascotes

Resumo Científico

O projeto surgiu a partir do interesse da aluna Yasmin Rodrigues Coelho, CID11- 6A02 (Transtorno do Espectro do Autismo), a qual tem hiper foco por trabalhos manuais e a criação de mascotes (animais) de times de futebol, usando massa de E.V.A. A estudante escolheu modelar mascotes de alguns times amapaenses, a fim de torná-los conhecidos entre seus colegas do 5º ano (511) da EMEF Professora Guita utilizando uma maneira lúdica e criativa. A aluna uniu suas duas grandes paixões, o futebol e os trabalhos manuais com a massa de E.V.A. Os objetivos do projeto, visam promover momentos de interação entre colegas e professores, estimular a criatividade, o envolvimento coletivo e as habilidades manuais dos alunos da turma 511, além de modelar miniaturas de mascotes de times amapaenses. A metodologia se deu, por meio da pesquisa-ação que tem caráter participativo. De início, a aluna bem como seus colegas, fizeram uma busca na internet para verificar os times do Brasil e de outros países que tem como mascotes os animais. Partiu-se do mais geral para o mais específico, ou seja, dos times nacionais até chegar aos locais. Dessa forma deu-se o “encontro” com o time local, chamado Clube Ypiranga que abriu as suas portas, contou a sua história e levou a sua mascote para uma manhã animada com a turma do 5º ano. As hipóteses levantadas apontam para o engajamento da estudante e da turma do 5º ano. Os resultados alcançados mostraram que houve o envolvimento não somente dos alunos da turma 511 e da estudante Yasmin, mas da escola, em geral, com total interesse no projeto desenvolvido, além da curiosidade em conhecer mais sobre mascotes do futebol amapaense o que resultou numa grande repercussão por parte da mídia, do site G1 e Globo Esporte que ampliaram os horizontes do projeto para além da sala de aula.