O Conto que as Caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica

2023-378.maisO CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM é um Projeto de Extensão que realiza “contações” de histórias cujos enredos estão presentes em emocionantes livros de Literatura Infantil e Juvenil. Tem como objetivo apresentar aos estudantes e professores diferentes possibilidades e estratégias para se trabalhar com as narrativas literárias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da “contação” de histórias.
Foto do usuário

Foto do usuário

Belo Horizonte/MG
Universidade Estadual de Minas Gerais
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Literatura Infantil e Juvenil, Narrativas Literárias, Contação de Histórias, Culturas indígenas.

Resumo Científico

“O Conto que as Caixas Contam” é um projeto de extensão que realiza diversas “contações” de histórias cujos enredos estão presentes em emocionantes livros de Literatura Infantil e Juvenil. O projeto insere-se no Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - PAEx/UEMG e tem como objetivo geral apresentar possibilidades e estratégias lúdicas para se trabalhar com as narrativas literárias, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de caixas de histórias. A metodologia engloba: o estudo e a seleção das histórias; a produção de material didático, ou seja, a confecção das caixas para as narrativas e, finalmente, as “contações”. Para a construção das caixas são reutilizados diferentes materiais, ressaltando a responsabilidade social e a educação ambiental. O referencial teórico pauta-se nos estudos de Brejo (2021), Cosson (2018) e Gregorin Filho (2009), com o intuito de demonstrar que a presença da literatura na escola é essencial para a formação literária dos(as) estudantes. Em 2023, estreia em seu repertório, a história de um Kunumi, um menino indígena de 12 anos, que nos conta onde fica a aldeia em que mora, como é a sua casa, as brincadeiras preferidas, além de nos mostrar um pouco dos costumes dos povos originários de etnia Guarani. O texto escrito por Werá Jeguaka Mirim, traz para a literatura conhecimentos culturais dos povos indígenas relacionadas ao presente, no intuito de construir um maior entendimento sobre suas práticas sociais e suas pluralidades territorial, linguística e artística, demonstrando, de um lado, o cotidiano de uma criança originária, e de outro, a riqueza da história de seu povo. Após sete anos de desenvolvimento de “O Conto que as Caixas Contam”, os resultados demonstram que o trabalho realizado pelo Projeto está contribuindo para a formação de novos(as) contadores(as) de histórias, graças à sua prática comprometida, instigante e divertida.