TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PROFISSÃO DOCENTE

2023-374.maisEste projeto de pesquisa em andamento visa investigar, discutir e analisar a hegemonia do pensamento neoliberal e seus impactos e implicações para o trabalho dos professores. Sobretudo, problematizando os processos de precarização do trabalho docente no âmbito das políticas públicas educacionais, a partir do ordenamento jurídico federal e municipal, tomando como base para reflexões a rede municipal de ensino público de Belo Horizonte – MG.
Foto do usuário

Foto do usuário

Belo Horizonte/MG
UEMG
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Precariedade laboral; Sistema Capitalista; Agendas Neoliberais; Transformação mundo do Trabalho; Depreciação da profissão docente.

Resumo Científico

A presente pesquisa em andamento examina as mudanças no mundo do trabalho, focando na precarização do trabalho dos professores e na desvalorização da profissão docente no contexto do capitalismo neoliberal. Concentrando-se na rede municipal de educação básica de Belo Horizonte, o estudo procura identificar e analisar como o trabalho dos professores se tornou precário nas últimas duas décadas. Além disso, objetiva-se especificamente identificar as condições do trabalho docente no sistema capitalista e de que maneira tem se sistematizado o processo de ofensiva neoliberal sobre o sistema educacional brasileiro reverberando e impactando na precarização do trabalho docente nas redes básicas de Educação. Visa ainda analisar e investigar o impacto das regulamentações federais e municipais produzidas dentro do recorte temporal escolhido nas condições de trabalho e na (des)valorização dos professores na rede municipal de ensino de BH. O estudo se baseia em teorias que discutem o neoliberalismo, o capitalismo e reformas do Estado brasileiro. Os dados foram coletados de documentos e produções acadêmicas indexadas em bases de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, (2011), tendo em vista que tal abordagem metodológica possibilita uma reinterpretação e melhor compreensão dos significados da mensagem num grau superior à mera leitura do texto (MORAES, 1999, p.2). Os resultados primários obtidos demonstraram que a precarização da profissão docente, por sua complexidade de fatores desencadeadores, demanda um esforço cada vez maior de ampla pesquisa e investigação acerca dos fatores desencadeantes deste fenômeno.