Ensino híbrido, Aprendizagem, Ensino à distância
A finalidade deste trabalho é mostrar como o ensino híbrido permite que o professor não fique refém da sala de aula convencional, evidenciando assim a nova realidade do ensino em tempos de pandemia. Esse modelo de ensino leva o aluno a refletir a partir da mediação do conhecimento, encorajando-o a uma aprendizagem que visa trabalhar com criatividade e inovação. Por ser uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e à distância, o ensino hibrido, possibilita ao aluno estudar sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor. O ensino hibrido surgiu com a ideia de inovação ao modelo tradicional de ensino por meio da integração da tecnologia à educação, de maneira a estimular o protagonismo dos alunos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, buscando responder como o ensino hibrido contribuiu para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo no município de Alto Alegre durante a pandemia da covid-19? o objetivo deste trabalho é analisar os benefícios do ensino hibrido no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; avaliar os resultados da aprendizagem durante a pandemia e realizar atividades que possam contribuir para a inserção social dos alunos, a obtenção autoconfiança e a melhora da autoestima. Metodologicamente este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, com a aplicação de questionário na comunidade escolar, e foi utilizado o método analítico e observacional, fundamentados com teóricos da educação. O projeto foi realizado de forma coletiva com as turmas de 3º ano do ensino fundamental, do turno vespertino, da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo. Portanto, o ensino hibrido promove o desenvolvimento de estudo com interação presencial entre alunos e professores; garante o enfrentamento e superação dos desafios presentes no processo de aprendizagem.