Ensino de Alemão, Programação, Jogos.
Este projeto visa socializar experiências metodológicas vivenciadas pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental I, matriculados no projeto Bilíngue de Alemão da escola EEBM Profa Noemi Vieira de Campos Schroeder na cidade de Pomerode-SC. O mesmo foi mediado pelos professores Fabiano Pradié D’Oliveira e Luciana Lisboa de Souza. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas com os alunos do 4o ano Bilíngue, voltadas a construir competências e habilidades linguísticas em língua alemã e pensamento computacional, através da computação criativa, para que estes alunos pudessem desenvolver jogos pedagógicos. Estes jogos têm a finalidade de auxiliar os alunos do 1º ano do projeto Bilíngue a desenvolver competências linguísticas em língua alemã através de atividades lúdicas e divertidas. Para a criação dos jogos foi utilizado primeiramente a linguagem de programação introdutória Scratch Jr e depois a linguagem Scratch. Contemplaram-se como pano de fundo os aspectos históricos culturais do município de Pomerode buscando reforçar e valorizar a aprendizagem da língua alemã como língua de identidade histórico-cultural do município. O projeto objetivou dar uma função social para aprendizagem teórico científica do quarto ano e em simultâneo auxiliar os alunos do primeiro ano na alfabetização bilíngue. Os produtos pedagógicos digitais (os jogos) constituem importante contribuição social dos alunos envolvidos a serem utilizadas por toda comunidade. Ao encontro disso, a brincadeira de programar é uma oportunidade real de aprendizagem com valores para toda vida. Além de ter um potencial na formação profissional do futuro, afinal esta região é rica em empresas alemãs de tecnologia.