Transtorno do Processamento Sensorial, diagnóstico, ambiente escolar.
O Transtorno do Processamento Sensorial é uma disfunção causada por uma modulação prejudicada no sistema nervoso central, que transforma as sensações captadas pelos 7 sentidos em um conjunto de informações brutas, sem significado e incômodas ao sujeito que possui essa disfunção. Associada, normalmente, ao Transtorno do Espectro Autista e ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o Transtorno do Processamento Sensorial possui 2 testes principais para diagnóstico, o Teste de Integração Sensorial e Práxis, e a Medida de Processamento Sensorial. Em ambiente escolar o teste de Medida Sensorial se torna mais subjetivo, pois considera apenas a análise do professor e psicopedagogo escolar, os quais tem uma sobrecarga de alunos. Nesse sentido, o seguinte projeto visa desenvolver um aplicativo que oferecerá dados numéricos e gráficos analíticos para contribuir com o diagnóstico de Transtorno do Processamento Sensorial em ambiente escolar, juntando o subjetivo dos profissionais escolares com o concreto numérico do aplicativo. Para tanto, foram captados sons em ambiente diferentes comuns a atividades na escola. Assim, em uma sala com isolamento sonoro, se fez o teste em estudantes com formação neural típica e atípica, escolhidos aleatoriamente pela equipe psicopedagógica da escola. O teste verificou se estes educandos conseguem ser funcionais em cinco ambientes, mesmo com a interferência auditiva comum aquele local. Depois da coleta dos dados, estes números foram posicionados em um gráfico com as métricas de: hiporresponsivo = ou >105 dB; típico, entre 30 à 80 dB; e hiperresponsivo, < ou = 50 dB. O teste ocorreu em cinco estudantes, previamente autorizados pelos responsáveis e pelos mesmos. Deste modo, foi possível perceber que existe uma lógica analítica positiva no App, contudo merece ajustes e contribuições de terapeutas ocupacionais para aperfeiçoamento.