SENSITIVO APP: CONTRIBUIÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL EM AMBIENTE ESCOLAR

2022-463.jovemO nosso projeto visa desenvolver um aplicativo que ajude no diagnóstico do Transtorno de Processamento Sensorial, disfunção neural que transforma as informações captadas pelos sentidos humano em um conjunto de sensações sem significado e incômodas. Esse aplicativo estará sendo usado nas escolas na intenção de adicionar dados numéricos às informações subjetivas já fornecidas pelos professores e psicopedagogo escolar.
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Salvador/BA
SESI Djalma Pessoa
Ciências da Saúde
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Transtorno do Processamento Sensorial, diagnóstico, ambiente escolar.

Resumo Científico

O Transtorno do Processamento Sensorial é uma disfunção causada por uma modulação prejudicada no sistema nervoso central, que transforma as sensações captadas pelos 7 sentidos em um conjunto de informações brutas, sem significado e incômodas ao sujeito que possui essa disfunção. Associada, normalmente, ao Transtorno do Espectro Autista e ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o Transtorno do Processamento Sensorial possui 2 testes principais para diagnóstico, o Teste de Integração Sensorial e Práxis, e a Medida de Processamento Sensorial. Em ambiente escolar o teste de Medida Sensorial se torna mais subjetivo, pois considera apenas a análise do professor e psicopedagogo escolar, os quais tem uma sobrecarga de alunos. Nesse sentido, o seguinte projeto visa desenvolver um aplicativo que oferecerá dados numéricos e gráficos analíticos para contribuir com o diagnóstico de Transtorno do Processamento Sensorial em ambiente escolar, juntando o subjetivo dos profissionais escolares com o concreto numérico do aplicativo. Para tanto, foram captados sons em ambiente diferentes comuns a atividades na escola. Assim, em uma sala com isolamento sonoro, se fez o teste em estudantes com formação neural típica e atípica, escolhidos aleatoriamente pela equipe psicopedagógica da escola. O teste verificou se estes educandos conseguem ser funcionais em cinco ambientes, mesmo com a interferência auditiva comum aquele local. Depois da coleta dos dados, estes números foram posicionados em um gráfico com as métricas de: hiporresponsivo = ou >105 dB; típico, entre 30 à 80 dB; e hiperresponsivo, < ou = 50 dB. O teste ocorreu em cinco estudantes, previamente autorizados pelos responsáveis e pelos mesmos. Deste modo, foi possível perceber que existe uma lógica analítica positiva no App, contudo merece ajustes e contribuições de terapeutas ocupacionais para aperfeiçoamento.