Oportunidades Educacionais, Instagram, Dados, Networking
Entende-se que uma parcela dos jovens no Brasil não possui acesso a informações sobre oportunidades educacionais proveniente de páginas do Instagram. Visto que, compreende-se que há uma bolha virtual educacional que contribui para o baixo engajamento jovem em extracurriculares, busca-se realizar uma categorização e avaliação de fatores que levam à criação e manutenção dessa bolha virtual por meio da análise de dados dos usuários do Instagram que integram a bolha de oportunidades acadêmicas e dos que não estão inseridos nessa esfera. Para a realização desta análise foram extraídos 5.524 seguidores do perfil do Instagram @oficialacademicos, perfil de nível nacional, por meio da linguagem de programação Python, na qual esses perfis foram renderizados no software Gephi, gerando uma modularidade de bolha. Assim, foi realizada a seleção aleatória de 10% das pessoas inseridas na bolha e, a partir dos seguidores destas, foram extraídos 10% de pessoas que não seguem a página do Acadêmicos. Paralelamente, foram enviados formulários para os perfis extraídos através do serviço de mensagens do Instagram, a fim de caracterizar a bolha acerca dos dados socioeconômicos, geográficos, objetivos com as mídias sociais, entre outros. Após o procedimento, analisa-se que a bolha se configura como um democratizador de informação para o público socioeconomicamente desfavorável, pois pessoas das classes econômicas D e E estão em maior quantidade do que pessoas das classes A e B nessa bolha. Todavia, acontece o oposto na questão racial e de pessoas com deficiência, dada a pouca representatividade desses grupos na mesma. Após inserir os seguidores no Software Gephi foi possível evidenciar uma bolha com inúmeras conexões, salientando o networking que concentra informações para pessoas de um mesmo parâmetro socioeconômico, excluindo usuários com outras características que, provavelmente, não estão nessa esfera pelo desconhecimento dessas páginas, e não pela falta de interesse em oportunidades.