São José do Gorutuba - Das tradições à "promessa" de dias melhores! "Água, irrigando ou alagando sonhos?"

2022-371.jovemA evasão escolar é um problema recorrente na E. E. Inspetor Luiz Pedro no município de Nova Porteirinha. A região é marcada pela construção da barragem “Bico da Pedra” para irrigação das lavouras do projeto Gorutuba. Porém, esse empreendimento ocasionou a desapropriação dos moradores da antiga comunidade São José do Gorutuba. Portanto, será que existe alguma relação entre a evasão escolar e a absorção de trabalhadores nas áreas irrigadas do Gorutuba?
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Belo Horizonte/MG
Escola Estadual Inspetor Luiz Pedro
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Projeto Gorutuba, educação, evasão escolar

Resumo Científico

A evasão escolar na Educação Básica ainda é um problema em muitas regiões brasileiras, não sendo diferente no município de Nova Porteirinha (MG). O contexto dessa comunidade, que antigamente pertencia ao distrito de São José do Gorutuba, se sobrepõe à construção da barragem “Bico de Pedra” para a irrigação das lavouras do Projeto Gorutuba, fato que gerou muitas desapropriações. Diante disso, parte dos trabalhadores absorvidos nas áreas de plantação são antigos moradores e descendentes dos desapropriados, sendo que muitos deles abandonaram os estudos em detrimento do vínculo empregatício. Neste contexto, o projeto tem como objetivo constatar quais fatores estão, realmente, relacionados à evasão escolar no município e identificar possibilidades para evitá-la. Portanto, foram levantados dados sobre os discentes evadidos junto à secretaria da Escola Estadual Inspetor Luiz Pedro no período compreendido entre 2014 e 2021. Entrevistas foram realizadas com os ex-alunos e, a priori, os resultados mostram que os principais motivos da evasão são a inserção no mercado de trabalho seguido por gravidez. Ademais, a relação de parentesco com os desapropriados pela construção da barragem são: 8% dos entrevistados são bisnetos, 15% netos e 77% possuem outro tipo de relação, ou então, não possuem nenhuma relação com os desapropriados. Além disso, foram identificadas diversas possibilidades para evitar o abandono dos estudos como: palestras, facilitação das avaliações, aulas no período noturno, dedicação dos alunos e incentivo da família e oportunidades de aulas no modo on-line. Dessa forma, conclui-se que, embora, a minoria dos alunos evadidos possuem relação direta com os desapropriados (filhos, netos ou bisnetos), realmente, a maior causa da evasão escolar encontra-se conectada com as relações de trabalho nas lavouras do Projeto Gorutuba.