ETICALIZANDO: APRIMORANDO O DESENVOLVIMENTO MORAL INFANTIL

2022-246.jovem A Ética é a uma área de estudo da filosofia; nela a ética é a teoria e a moral é a prática de comportamentos humanos. Este projeto busca refletir sobre as possibilidades de ensino da ética nas escolas por meio de metodologias ativas, trabalhando diariamente temas correlatos e urgentes sobre ela, visando contribuir com a formação de um mundo mais ético, respeitoso, tolerante, harmonioso e amoroso. Tudo isso baseado nas teorias de desenvolvimento moral de Piaget e Kohlberg.
Foto do usuário

Foto do usuário

Londrina/PR
Colégio Interativa
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Ética, Moral, Educação, Valores, Criança.

Resumo Científico

Em um contexto filosófico, a Ética é o estudo do comportamento humano, avaliando se, o que é certo ou errado, de maneira racional e científica, diferentemente da moral, que se trata de algo prático, como princípios ou costumes que uma sociedade ou grupo rege, conforme sua própria concepção de o que é certo ou errado. Hoje em dia, muitas pessoas realizam ações antiéticas, e não se preocupam com a ética. Contudo, é preciso repensar sobre os valores e como poderíamos colaborar com a criação de um mundo mais ético. Devido a isso questiona-se: seria possível ensinar essa virtude, a ética, para as crianças e adolescentes? Como isso seria realizado na escola? A fim de cumprir os objetivos, primeiramente foram realizadas diversas pesquisas sobre valores éticos e como eles se formam nas crianças, especificamente conhecendo as teorias de desenvolvimento moral infantil de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. Em seguida, foi elaborado um questionário no Google Forms e aplicado para os alunos do 6º ao 9º do Colégio Interativa de Londrina a fim de analisar os conhecimentos dos alunos sobre a ética, no qual foram obtidas 30 respostas. A partir do qual foi possível perceber que a maioria das pessoas sabe o que é ética e que a consideram importante e interessante, podendo, inclusive, existir como disciplina eletiva nas escolas. Após isso, foi planejada uma aula que possibilitasse a reflexão e o aprimoramento ético. Devido a isso, foi realizada uma proposta de intervenção, que abarcava uma aula para alunos do 8º ano, da mesma escola, na qual foram discutidos dilemas morais e pode-se refletir sobre o posicionamento ético dos educandos. Tais encontros mostraram que uma educação em valores se faz sumamente necessária e que poderia possibilitar o aprimoramento moral dos jovens.