Plantas Carnívoras - em busca da preservação e reconhecimento em meio a população brasileira

2022-210.jovemO projeto tem como objetivo estudar as plantas carnívoras e desenvolver um jogo didático que será aplicado nas escolas públicas.
Foto do usuário

Foto do usuário

Jaguariúna/SP
E.E. Professor Celso Henrique Tozzi
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Plantas carnívoras, valorização, jogos educativos

Resumo Científico

Plantas carnívoras despertam fascínio entre as pessoas, porém muitas não imaginam os grandes benefícios que essas trazem ao meio ambiente, na agricultura, ou até mesmo na saúde. São plantas encontradas em ambientes úmidos e iluminados, em solo com poucos nutrientes, sendo que algumas espécies podem se beneficiar até com incêndios (natural ou provocado) e utilizadas no controle de pragas na agricultura. No Brasil a descoberta de espécies de plantas carnívoras é recente, com poucas divulgações e informações sobre estas. Charles Darwin estudou as plantas carnívoras, e isto serviu como base para mais estudos, sendo que e com estas pesquisas descobriu-se, a enorme variedade com as mais diversas características e informações sobre sua evolução. Nosso objetivo visa, desenvolver maiores conhecimentos com a aplicação de jogos pedagógicos relacionados à flora (nativa e exótica) envolvendo as áreas de Biologia e Química. O jogo será um tabuleiro, para isso utilizamos ferramentas de pesquisa (Google), e o jogo de QI (teste de conhecimento), como inspiração; o tabuleiro foi construído em Powerpoint e o material à ser feito será de lona, para melhor praticidade e as cartas serão primeiramente feitas no Powerpoint e posteriormente impressas. Os resultados esperados na pesquisa giram em torno da sensibilização pelo meio ambiente, um conhecimento mais amplo em relação a flora brasileira e um melhoramento na educação com a aplicação de jogos educativos tornando a aprendizagem mais didática. O próximo passo será a disponibilização do jogo nas escolas (tanto do Ensino Médio, quanto do Fundamental).