GINCANA REMOTA DE MATEMÁTICA: ADAPTAÇÃO, LÚDICO, CONHECIMENTO E REFLEXÃO

2022-105.jovemQue nem todos gostam de matemática, isso é um fato, mas durante a pandemia as coisas ficaram mais difíceis (sem aulas presenciais e materiais concretos, poucos recursos para o ensino remoto, etc). Por isso mesmo nos juntamos a professores e comunidade para prepararmos uma gincana remota. Com atividades práticas, diferenciadas e divertidas, pudemos rever e conhecer muita coisa boa da matemática. Venha conosco e descubra os passos que foram dados durante o projeto.
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São Vicente Férrer/PE
Escola Municipal Pio Guerra
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Gincana, Matemática, Ensino Remoto, Atividades lúdicas, Remota

Resumo Científico

Os conhecimentos matemáticos foram sistematizados por distintos matemáticos ao longo dos anos; logo, é essencial para a formação escolar e social do homem. Desenvolver o raciocínio dos alunos é um desafio, pois os conceitos e os conteúdos devem levar a reflexão e elaboração de estratégias para resoluções de atividades/situações-problemas. Durante a pandemia da covid-19, usou-se o sistema remoto de ensino, no entanto ampliou-se ainda mais a dificuldade do aluno em compreender o conceito e/ou conteúdo matemático. No ensino presencial usa-se bastante a integração de recursos manipuláveis para suprir as lacunas de conhecimentos de seus alunos, então o presente trabalho se apoiou em propor atividades diversificadas na Gincana Remota de Matemática (6º ao 9º ano). Procuramos então: estimular a participação dos alunos para a realização das atividades matemáticas em grupos; Incentivar os alunos a associarem os conhecimentos matemáticos estudados ao longo de sua trajetória escolar para elaborações e produções das atividades. Após diálogo com os envolvidos (alunos e professores) foi elaborado o Projeto Gincana Remota de Matemática e decidido trabalhar durante o mês de maio: reflexão sobre o DIA DA MATEMÁTICA, o público alvo, criação de provas e divisão entre REMOTAS e NÃO REMOTAS, etc. A vivência desse projeto possibilitou a reflexão, por parte dos alunos, que a Matemática pode ser trabalhada de maneira lúdica. A participação e interação dos alunos em seus grupos e das próprias famílias nas atividades elaboradas foram satisfatórias, de modo que propiciaram nesses participantes o desenvolvimento do raciocínio matemático possibilitando-os por em prática os conhecimentos prévios e estudados no decorrente ano escolar.