línguas indígenas brasileiras, python, ambiente virtual
O novo ensino médio (NEM) traz consigo a possibilidade de aprofundamento profissional por meio da formação técnica integrada ao ensino regular. Pautando-se nessa nova perspectiva, este projeto busca utilizar a junção das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Linguística, letras e artes como meio de destacar a importância das línguas indígenas brasileiras para conhecimento e preservação de nossa identidade. Tal problemática foi identificada em debate nas aulas de linguagens ao verificar a superficialidade com que os documentos oficiais abordam a temática. Atrelado a isso, sentiu-se a necessidade de trabalhar o desenvolvimento profissional por meio da lógica de programação e da linguagem de desenvolvimento, uma vez que dentre os cursos ofertados ao NEM alguns são voltados para a área tecnológica. Logo, ao buscar valorizar a identidade indígena, surgiu a proposta da criação de um ambiente virtual, inicialmente um dicionário, desenvolvido utilizando a linguagem Python, para consulta de significações de línguas de povos nativos, mediante a coleta de dados já existentes e publicados, porém dispersos. A proposta está dividida em diferentes abordagens: investigação das palavras indígenas já registradas e seus significados; estudo da linguagem de programação Python; e inserção do conteúdo catalogado em pesquisa inicial, utilizando plataforma colaborativa para edição de códigos. Essas ações, assim organizadas, possibilitam o trabalho coletivo para a construção contínua do conhecimento, pois centra-se na produção de um material de consulta com constantes atualizações a serem realizadas pelos alunos da instituição.