A utilização da linguagem de programação Python no desenvolvimento de um dicionário indígena colaborativo

2022-029.jovemBaseando-se no trabalho interárea proposto pelo Novo Ensino Médio, estudantes da rede Sesi Pernambuco buscam valorizar e ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas juntamente com o estudo da linguagem de programação. Com esse objetivo busca-se realizar uma catalogação de palavras de troncos linguísticos indígenas dispersos em acervos existentes, mas de difícil acesso para uso em salas de aula, utilizando o Python para inserção do conteúdo em um dicionário colaborativo.
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Paulista/PE
Centro de Atividades Aprígio Velloso da Silveira - SESI Paulista
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

línguas indígenas brasileiras, python, ambiente virtual

Resumo Científico

O novo ensino médio (NEM) traz consigo a possibilidade de aprofundamento profissional por meio da formação técnica integrada ao ensino regular. Pautando-se nessa nova perspectiva, este projeto busca utilizar a junção das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Linguística, letras e artes como meio de destacar a importância das línguas indígenas brasileiras para conhecimento e preservação de nossa identidade. Tal problemática foi identificada em debate nas aulas de linguagens ao verificar a superficialidade com que os documentos oficiais abordam a temática. Atrelado a isso, sentiu-se a necessidade de trabalhar o desenvolvimento profissional por meio da lógica de programação e da linguagem de desenvolvimento, uma vez que dentre os cursos ofertados ao NEM alguns são voltados para a área tecnológica. Logo, ao buscar valorizar a identidade indígena, surgiu a proposta da criação de um ambiente virtual, inicialmente um dicionário, desenvolvido utilizando a linguagem Python, para consulta de significações de línguas de povos nativos, mediante a coleta de dados já existentes e publicados, porém dispersos. A proposta está dividida em diferentes abordagens: investigação das palavras indígenas já registradas e seus significados; estudo da linguagem de programação Python; e inserção do conteúdo catalogado em pesquisa inicial, utilizando plataforma colaborativa para edição de códigos. Essas ações, assim organizadas, possibilitam o trabalho coletivo para a construção contínua do conhecimento, pois centra-se na produção de um material de consulta com constantes atualizações a serem realizadas pelos alunos da instituição.